A dieta cetogênica é usada não apenas para problemas de saúde específicos ou devido ao desejo de melhorar o bem-estar, mas também por causa de sua eficácia no processo de perda de peso. Muitas pessoas com excesso de peso optam por desistir do açúcar e lutar pela figura dos seus sonhos. A perda de peso na dieta cetogênica está associada a dois problemas: colocar o corpo em um estado de cetose e um déficit calórico. Aderindo às suposições, você pode perder peso de 0,5 a 1 kg por semana, ou seja, tanto quanto é útil para o corpo humano

- Dieta cetogênica e o emagrecimento
- Princípios da dieta cetogênica
- Benefícios de uma dieta cetogênica
- Desvantagens da dieta cetogênica
- Que comer na dieta cetogênica?
- Que não comer em uma dieta cetogênica?
- Dieta cetogênica – efeitos
Dieta cetogênica e o emagrecimento
O objetivo da dieta cetogênica é colocar o corpo em um estado de cetose e mantê – lo. Isso permite que o corpo obtenha energia das gorduras armazenadas e não do açúcar (glicose). Para atingir essa condição, é necessária uma redução nos carboidratos consumidos, que devem ser de 5 a 10% das necessidades calóricas diárias. A dieta cetogênica é restritiva-você pode consumir os alimentos prescritos. Também é diversificado porque os produtos permitidos podem ser compostos de centenas de maneiras. O ceto proporciona uma perda de peso eficaz e, acima de tudo, saudável. Para as pessoas que lutam com muito excesso de peso, isso afeta positivamente problemas com diabetes, pressão arterial ou colesterol muito alto. Ele é projetado tanto para pessoas obesas quanto para aqueles que desejam cuidar de sua saúde, minimizando o risco de doenças crônicas. Graças à dieta cetogênica, milhares de pessoas em todo o mundo perderam peso e, devido à maneira como isso afetou seus corpos, elas também a usam após a conclusão do estágio de redução.
Princípios da dieta cetogênica
A dieta cetogênica é uma maneira de comer que envolve aumentar a quantidade de gordura enquanto restringe a ingestão de carboidratos. No entanto, para que seja eficaz e não represente perigo para o corpo, ele deve ser realizado apenas sob a supervisão de um médico e nutricionista.
As premissas da dieta cetogênica são baseadas principalmente na ingestão de gorduras, carboidratos e proteínas suficientes. Na dieta diária padrão da maioria de nós, os carboidratos são 50%, as proteínas são 15% e as gorduras são 35%. todos os pratos consumidos.
Na dieta cetogênica, essas proporções são diametralmente diferentes. A dieta cetogênica envolve comer refeições em que tanto quanto 80-90%. eles compõem as gorduras e o resto, ou seja, 10-20 por cento. carboidratos e proteínas. Em pessoas que não fazem dieta, são os carboidratos que são a principal fonte de energia. Nos organismos das pessoas na dieta cetogênica, os carboidratos são escassos, portanto a fonte de energia é insuficiente. Assim, o corpo começa a procurar fontes alternativas pelas quais as gorduras se tornam.
A chamada cetose ocorre, ou seja, o processo de decomposição das gorduras. Como resultado, a concentração de corpos cetônicos no sangue é muito maior que a concentração de glicose. Com uma quantidade suficientemente baixa de carboidratos, a sensação de fome é suprimida. Ela cresce quando os carboidratos na dieta cetogênica são demais. Portanto, o plano alimentar deve consultar um especialista e preceder a realização de pesquisas relevantes.
Benefícios de uma dieta cetogênica
A vantagem indubitável da dieta cetogênica é que nos primeiros 2-3 meses de sua aplicação nos sentimos tontos, estamos cheios de energia, nosso bem-estar melhora. O principal objetivo da dieta cetogênica é a perda de peso – e, de fato, a adesão restritiva às regras da dieta torna o peso muito dinâmico.
Como o uso da glicose como fonte de energia é limitado, ela é usada pelo sistema nervoso. Assim, há uma diminuição na quantidade de glicogênio, ou seja, uma camada múltipla composta de partículas individuais de glicose. A diminuição da quantidade de glicogênio também leva a uma diminuição na quantidade de água que o glicogênio se ligava aos músculos. Como resultado, nossa massa corporal cai.
Por um bom motivo, a dieta cetogênica também é recomendada para pacientes com epilepsia, especialmente crianças que lutam contra a epilepsia resistente a medicamentos. Uma indicação para o uso de uma dieta cetogênica por motivos de saúde também é:
- síndrome de Rett
- equipa Dravet
- equipa Doose
- esclerose nodular
Não se sabe completamente por que a dieta cetogênica afeta a redução de queixas e a frequência de convulsões. Especialistas suspeitam que isso pode ser porque os corpos cetônicos protegem as células nervosas do ataque dos radicais livres.
Entre as vantagens da dieta cetogênica muitas vezes são também ajuda a combater a resistência à insulina, regula a secreção de insulina, limita o desejo por doces, proporciona uma sensação de saciedade por um longo tempo, reduz o inchaço e ajuda a se livrar de doenças digestivas, tais como inchaço da barriga.
Desvantagens da dieta cetogênica
Embora a dieta cetogênica seja muito eficaz quando se trata de perda de peso, ela não pode ser usada por ninguém devido aos seus potenciais efeitos colaterais. Apesar da injeção inicial de energia, melhora do bem-estar e sensação de leveza, após aprox.após 2-3 meses, tudo passa. Há problemas digestivos, diminuição da energia, fadiga, problemas de concentração, um desejo constante de doce e odor corporal desagradável.
Grandes quantidades de gordura na dieta podem levar à desregulação do peristaltismo intestinal e dor abdominal inferior persistente. Muitas vezes, as pessoas que estão em uma dieta cetogênica se queixam de urina frequente. Após um longo período de uso da dieta, a urolitíase e o aumento do ácido úrico podem se desenvolver.
A dieta cetogênica absolutamente não deve ser usada em pessoas com doenças renais, hepáticas e pancreáticas, bem como cargas no metabolismo dos corpos cetônicos.muitos especialistas também acreditam que a dieta ceto pode afetar negativamente o sistema endócrino do corpo.
Que comer na dieta cetogênica?
Na dieta cetogênica, o equivalente a manter as proporções corretas de gorduras, carboidratos e proteínas é o tipo de alimentos que consumimos. A quantidade de nutrientes deve ser satisfeita com alimentos completos e de alta qualidade. São as gorduras que são a principal fonte de calorias, por isso vale a pena cuidar especialmente de sua qualidade.
A regra básica que devemos seguir ao escolher as gorduras consumidas durante a dieta é que elas sejam alimentos com alto teor de gordura, mas sejam processadas o mínimo possível. Vamos escolher gorduras saturadas (manteiga, banha, óleo de coco) e monoinsaturadas (nozes, abacate, manteiga). No entanto, e as gorduras poliinsaturadas? Se eles são de origem animal, por exemplo, em peixes gordurosos-como comê-los. No entanto, se eles são encontrados em alimentos processados, como margarina, é melhor evitá-los. Então, o que deve estar na lista de ingredientes gordurosos?
A proteína na dieta cetogênica deve vir da carne. A regra básica sobre a proteína animal consumida em uma dieta cetogênica é que quanto mais proteínas a carne tiver, menos devemos comê-la. Deve ser lembrado que deve ser carne de boa qualidade obtida a partir de seleções comprovadas. O mesmo princípio se aplica aos ovos – dessa forma, evitaremos as substâncias que pesam nosso corpo.
Quanto aos carboidratos na dieta cetogênica, eles devem vir principalmente de frutas e vegetais. A regra básica no caso deles é que quanto mais carboidratos houver em vegetais e frutas, menos devemos comer. Devemos escolher vegetais com o mínimo de açúcar possível, de preferência verdes crescendo acima do solo.
Ao contrário da aparência, a lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica é muito rica e permite cozinhar uma variedade de pratos. Os alimentos permitidos na dieta cetogênica incluem:
- carne-carne, porco, caça, aves, cordeiro. A carne deve vir de fornecedores confiáveis ou de fazendas orgânicas;
- peixe e frutos do mar-cavala, salmão, sardinha e todos os frutos do mar;
- ovos-deve ser de um fornecedor confiável ou cultivo orgânico;
- gorduras naturais-óleo, azeite, óleo de coco;
- legumes, espinafre, brócolis, couve-flor, couve, aspargos, berinjela, azeitonas, abobrinha, alface, pepino, cogumelos, abacate, couve-flor, couve de bruxelas;
- produtos lácteos-leite integral, creme azedo, iogurte;
- noz;
- bebidas-água parada, chá preto ou verde (sem açúcar), caldo, leite de coco ou amêndoa;
- especiarias (em quantidades razoáveis) – manjericão, coentro, orégano, canela, cominho, pimenta, salsa, tomilho, alecrim.
Que não comer em uma dieta cetogênica?
Ao determinar o cardápio em uma dieta cetogênica, é necessário considerar não apenas os alimentos que podem ser consumidos, mas também aqueles que são estritamente proibidos. Estes incluem:
- açúcares-doces, refrigerantes, sucos adoçados;
- grãos-produtos de trigo, milho, arroz, bolos, massas, cereais matinais;
- amido-batatas, bananas, aveia;
- frutas-bananas, uvas, abacaxi, melancia, maçãs, laranjas;
- produtos da luz
Dieta cetogênica – efeitos
Os efeitos da dieta cetogênica causam perda de peso acentuada-no entanto, a taxa de perda de peso depende da predisposição individual e do peso inicial.
Vale a pena saber que no primeiro estágio da aplicação da dieta pode haver muitos efeitos colaterais, m.in. tontura, letargia ou constipação. Após algumas semanas, esses sintomas desaparecem assim que o corpo muda para um novo regime alimentar. No entanto, se os efeitos negativos do uso da dieta não desaparecerem, você deve parar de usá-lo e consultar um médico o mais rápido possível, que definitivamente prescreverá exames de sangue e urina.
Se você planeja iniciar uma dieta, o peso pode ser um dispositivo útil. Alguns pesos permitem não apenas controlar o peso, mas também analisar a composição corporal.
Bibliografia:
https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/should-you-try-the-keto-diet
https://www.rush.edu/news/keto-diet-right-you
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK499830/
dieta cetogênica, pílulas de dieta cetogênica, princípios da dieta cetogênica, defeitos da dieta cetogênica, comentários sobre dieta cetogênica, receitas de dieta cetogênica, dieta cetogênica o que comer, dieta cetogênica o que não comer, emagrecimento em uma dieta ceto, suplementos de dieta cetogênica, produtos cetogênicos, produtos cetogênicos onde comprar, pílulas de emagrecimento, perda de peso rápida, dieta para emagrecer rapido, como emagrecer rapido, dieta cetogênica para iniciantes, dieta cetogênica para atletas, dieta cetogênica para vegetarianos, produtos proibidos dieta cetogênica, efeitos da dieta cetogênica, efeitos colaterais da dieta cetogênica, dieta cetogenica quanto custa, dieta cetogênica quanto peso você pode perder, cardápio da dieta cetogênica

















